De Mãos Dadas para a Infância

O projeto cultural "De mãos dadas para a infância", financiado pelo FIA – Fundo da Infância e Adolescência – atende crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, em contexto de risco e vulnerabilidade social, e tem como objetivo, garantir o direito de acesso à práticas culturais, esportivas e inclusão digital.

Por meio de oficinas de dança, música, letramento digital, esporte e lazer, além de trabalhar as especialidades que cada prática exige, o Lar Escola da Criança de Maringá também desenvolve competências e habilidades socioemocionais, que são fundamentais para uma boa convivência em comunidade, utilizando métodos inovadores e atuais.

O Propósito do lar Escola

Dizem que a força de vontade é capaz de superar qualquer obstáculo na vida. Mas a realidade nos mostra que além de determinação, as pessoas precisam ter oportunidades.

Assim, o intuito do projeto é promover o desenvolvimento do protagonismo de crianças, adolescentes e adultos, da sua consciência crítica, e das relações humanas. Além de uma sociedade mais justa, humana e acolhedora com os indivíduos em cada fase do seu desenvolvimento

No Lar escola da criança de Maringá mais de 600 crianças adolescentes e suas famílias encontram motivos para acreditar que os limites podem ser redefinidos!

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um projeto social que sugere um contraturno escolar para preencher com atividades pertinentes o dia de crianças e adolescentes entre 06 e 15 anos de idade, de segunda a sexta-feira.

Para aquelas que têm aula durante a tarde, o contraturno acontece no período da manhã de 08h às 11h30, e conta com um almoço servido na sequência. E para a turma que estiver no local durante a tarde, o almoço também será disponibilizado e é servido meio dia. Nesse turno as atividades têm início às 13h e término às 16h50h.

Objetivos do projeto

Com o atendimento contínuo ao longo de semanas inteiras – de segunda a sexta-feira – o projeto tem por objetivo:

  • complementar as ações da família e da comunidade na proteção e no desenvolvimento de crianças e adolescentes no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;

  • assegurar espaços de referência para o convívio grupal comunitário e social para o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;

  • possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural de crianças e adolescentes e estimular potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;

  • estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;

  • contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional.

Para alcançar tais objetivos, o trabalho é realizado por meio de oficinas culturais e dividido por faixa etária. Nas turmas da manhã (06 a 10 anos) abordando as temáticas de convivência, prática de esporte, recreação e lazer. E nas turmas da tarde (10 a 15 anos) são trabalhadas oficinas com os mesmos temas. Nos dois períodos, além do almoço, é servido um lanche aos atendidos.

O que é preciso para participar do projeto?

Para participar do Serviço de Convivência os responsáveis interessados devem procurar o CRAS Santa Felicidade, pois a análise e seleção do público ocorre por meio das ações da assistência social da organização em articulação com o Técnico do CRAS Santa Felicidade, responsável por realizar o atendimento às famílias, a divulgação de informações sobre o serviço e providenciar o encaminhamento para a matrícula no Lar Escola.

Oficinas culturais: Lar Escola da Criança de mãos dadas para infância!

As oficinas culturais do Lar Escola da Criança de Maringá tem como foco principal promover a jovens e crianças, o desenvolvimento integral por meio da arte, cultura e esporte, que levam a superação de desafios e fortalecimento pessoal.

Nossas oficinas são voltadas para o relacionamento saudável, o trabalho em equipe, a cultura de paz, a comunicação e o sentimento de pertencimento. O projeto "De mãos dadas para a infância" é desenvolvido exclusivamente para crianças e adolescentes em contexto de risco e vulnerabilidade social, oferecido gratuitamente em período contraturno escolar, com foco no desenvolvimento das potencialidades de cada atendido.

Nossas oficinas culturais são um caminho que possibilita a integração entre a instituição, a família, a escola e a comunidade. Com a participação de todos, conseguimos realizar a transformação da realidade social dos nossos atendidos.

Toda criança e adolescente tem o direito de brincar!

Nossa missão é garantir que crianças e adolescentes em condições desfavoráveis, tenham o direito ao desenvolvimento integral por meio de brincadeiras e atividades.

Brincar é um direito de todas as crianças! Além de estar previsto na Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente também traz a proteção desse direito. Por tanto, quando os fatores físicos, culturais, econômicos e sociais estiverem ameaçados, é dever do Estado e da sociedade garantir que a proteção esteja presente em todos os contextos de vida dos jovens e crianças.

É pensando nisso, desde 1963 e com mais de 20 mil atendidos até aqui, que o Lar Escola da Criança abre novos caminhos para uma sociedade mais justa e humana. É aqui que muitas crianças, adolescentes e suas famílias encontram motivos para acreditar que os limites podem ser redefinidos!

Invista nessa causa você também!

Ao longo das décadas, o LEC de Maringá segue transformando a vida de muitas famílias, graças ao trabalho de diretores, colaboradores, voluntários e parceiros que se dedicam para manter a entidade funcionando a todo vapor.

São mais de 400 crianças e adolescentes atendidos por mês, por isso sua contribuição é tão importante. Nossa entidade possui uma equipe com 22 profissionais contratados. Além do alto custo mensal, precisamos de manutenções de infraestrutura para proporcionar um ambiente agradável para todos os nossos atendidos.

Se você acredita no futuro dos nossos jovens e crianças, seja um padrinho ou voluntário! É possível realizar doações de diversas formas. Quer saber mais? Acesse nosso portal como ajudar e veja como contribuir! Suas doações se transformam em amor, esperança e caminhos para um futuro melhor.

Faça a diferença, destine seu IMPOSTO DE RENDA para o futuro melhor de crianças e adolescentes de Maringá.