Como ser voluntário em projetos sociais: entenda com o Lar Escola!

Em um mundo cada vez mais individualista e voltado para o "eu" é difícil encontrar pessoas que estejam dispostas a doar seu tempo e suas habilidades para o outro. Felizmente, pessoas assim ainda existem e podem se questionar sobre como ser voluntário em projetos sociais. É exatamente essa pergunta que o Lar Escola vai responder hoje!

O voluntário em projetos sociais basicamente é aquele que dispõe seu tempo e recursos em prol de uma atividade sem pensar em qualquer tipo de retorno, mesmo que eles existam sim. Esse conceito pode ir ainda mais além! Se você entende essa necessidade e quer se tornar um voluntário em projetos sociais, continue a leitura e confira em detalhes como e porquê fazê-lo.

Por que ser voluntário em projetos sociais?

Muitos vêem no trabalho social apenas uma forma de incrementar o currículo, o que é realmente verdade. Mas você sabia que dispor seu tempo em favor de ações sociais pode impactar até mesmo na saúde? Além disso, saber que estamos trabalhando para transformar a realidade de alguém é um sentimento muito gratificante.

Veja mais detalhes do porque se tornar um voluntário:

Tenha novas experiências e conhecimentos

Trabalhar em projetos sociais nos ajuda a conhecer pessoas e histórias que provavelmente não teríamos acesso em nosso dia a dia comum. Tais experiências podem nos levar a desenvolver a consciência social e obter uma visão maior das coisas. Impactar positivamente a vida de outra pessoa – ou mesmo animais em ONGs de acolhimento – é sem dúvida uma experiência marcante.

Crescer de forma coletiva fica muito mais fácil quando não estamos centrados apenas nos acontecimentos de nossa própria vida, mas vemos também o que está acontecendo ao redor. Além disso, também encontraremos muitas outras pessoas que também estão nessa jornada e tem muito a agregar!

Ajude a criar uma sociedade melhor

Como já citamos anteriormente, estamos em um cenário que cada vez mais prioriza apenas o "eu". No entanto, é preciso desenvolver a consciência de que apenas unindo forças e ajudando voluntariamente o outro poderemos criar uma sociedade mais justa e benéfica para todos!

Agregue ao seu currículo

Trabalhar em projetos sociais é estar em sintonia com muitas outras pessoas, entender princípios e saber como trabalhar em equipe. Cada um desses pontos é muito valorizado no mercado e pode te ajudar a deixar seu currículo com um diferencial. Os que não tem muita experiência de trabalho com certeza irão gostar desse benefício.

Saber que o candidato já vivenciou experiências profundas em contato com diversas áreas da sociedade pode ser um fator decisivo na entrevista. Ademais, é comum em trabalhos sociais o surgimento de questões desafiadoras e que criam a oportunidade de crescimento. Novamente, experiências assim só tendem a nos beneficiar em nossa vida pessoal.

Impacte positivamente sua saúde

Sabe aquele sentimento bom quando desapegamos de alguma roupa ou objeto, ou quando realizamos uma ação que visa o bem-estar de outra pessoa? Isso está diretamente ligado com a liberação de endorfinas e outras substâncias que proporcionam uma satisfação e alegria em nós mesmos.

Já existem estudos que – embora ainda estejam no início – já indicam que pessoas voluntárias em projetos sociais possuem uma saúde melhor e menos riscos de contrair doenças. Os famosos "hormônios da felicidade" se relacionam com uma vida mais longa. Proporcione a descarga deles em doses saudáveis enquanto ajuda a transformar seu meio!

Como fazer parte de um projeto social?

Agora que você já entende como o trabalho voluntário também pode mudar sua vida, chegou a hora de conferir um passo a passo simples para se tornar voluntário efetivamente. Lembrando que você também pode começar seu próprio projeto social, embora já existam muitos precisando de uma mãozinha. Vamos ver como oferecer essa mão?!

1- Defina seu objetivo e como você pode ajudar

A primeira coisa que você deve fazer é definir seus objetivos e como você deseja contribuir para um projeto social. Pense em quais são as experiências e conhecimentos que você pode oferecer. Muitos pensam que somente sendo formado em uma área específica ou com habilidades únicas é possível cooperar, o que definitivamente não é verdade.

Algumas instituições buscam pessoas para ajudarem em organizações de eventos, arrecadações de materiais e até mesmo divulgações. Tarefas como essas podem parecer simples, mas possuem um grande impacto na vida de pessoas que precisam de auxílio! Definir os horários de atuação também é um passo importante, não esqueça.

Outro ponto que deve ser observado em você mesmo são os requisitos essenciais para ser um voluntário. Existem muitas ONGs que precisam daquilo que você pode oferecer, desenvolva esses pontos e faça a diferença nesses lugares:

  • Comprometimento;

  • Transparência;

  • Empatia;

  • Boa vontade;

  • Disponibilidade.

2- Encontre a organização que se encaixa no seu objetivo

Já tem tudo anotado? Então chegou o momento de encontrar mais informações sobre o voluntariado da instituição em que você deseja cooperar. Busque por projetos sociais que compartilhem de suas ideias. Se você vê na educação uma ferramenta para transformar a realidade dos indivíduos, procure instituições que tenham a mesma visão.

As áreas de atuação também podem definir suas buscas. Fatores como abandono de animais, mudanças climáticas e afins podem ser o ponto de partida para suas pesquisas. Quando encontrar um projeto social aliado com sua causa, não hesite em contactar a equipe!

3- Visite essa organização e entenda seus princípios

Esse é um ponto muito importante em seu processo para se tornar voluntário. Busque conhecer profundamente a instituição para entender seus valores e também a seriedade do projeto. A vontade de já começar a trabalhar é grande, mas sempre preze por uma organização clara e detalhada a respeito de horários, tarefas, objetivos, etc.

É interessante fazer uma visita a instituição e ver bem de pertinho tudo acontecendo. Isso também te dará ainda mais motivação para iniciar o trabalho voluntário. Alinhe todos os pontos que já citamos anteriormente e mãos à obra.

Trabalhar como voluntário é com certeza uma via de mão dupla: empregue seu tempo em uma causa que pode transformar a vida de pessoas enquanto você também muda suas percepções e adquire vivência. Não dá para mudar o mundo todo de uma vez, mas com dedicação e organização vamos conseguindo transformar a vida de quem vive nele!

Continue acompanhando nosso blog para receber outros conteúdos como esse. O Lar Escola é uma instituição do terceiro setor que acredita no poder transformador da educação e no protagonismo do indivíduo em sua própria vida. Por aqui você irá encontrar muitas outras informações que visam o melhor para o nosso meio.