Força Verde Mirim

Qual a importância da preservação do meio ambiente?

O termo "meio ambiente" diz respeito ao meio em que vivemos e do qual extraímos o que precisamos para nossa sobrevivência. A própria Constituição Federal deixa claro a importância da preservação desse meio, visando a qualidade de vida das futuras gerações. No artigo 225 ainda vemos tanto o nome do poder público quanto da coletividade nesse cuidado.

O Lar Escola entende que a conscientização a respeito dessa temática é muito importante. Por isso, desenvolvemos um projeto juntamente com a polícia ambiental e a procuradoria do trabalho para trabalhar a cidadania dos nossos futuros adultos.

Nossa missão enquanto auxiliadores na formação de crianças e adolescentes também inclui esse entendimento à respeito do meio ambiente. Acreditamos que, para criar e manter uma sociedade justa, é necessário acolher o cidadão em cada fase de sua vida. E a preservação do meio ambiente é um fator que pode ser sutilmente desenvolvido nesse processo.

O que é o projeto Força Verde Mirim?

O Projeto força Verde Mirim é desenvolvido em parceria com a Polícia Ambiental e a Procuradoria do trabalho e oferece aos 30 participantes de 10 a 14 anos atividades para conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente, aproximar e fortalecer os laços entre a comunidade e a Polícia Militar, além de dar condições aos integrantes do programa de atuarem como Multiplicadores de conhecimentos adquiridos e reduzir, a médio e longo prazo os índices de depredação da natureza e do cometimento de crimes e infrações ambientais. As atividades ocorrem pelo período de um ano, com seleção de novos membros renovada anualmente.

O processo seletivo é feito com 25 adolescentes atendidos escolhidos pelo Lar Escola, cinco selecionados pela Polícia Ambiental e um auxiliar. O projeto também desenvolve outros aspectos essenciais na formação do cidadão, como o trabalho em equipe visando um objetivo comum.

Os hinos militares estão presentes em nosso meio desde os povos antigos. Com eles podemos trabalhar pontos como harmonia e unidade, duas qualidades importantíssimas no indivíduo que deseja exercer sua cidadania. Enquanto treinam para sua formatura, os pequenos adultos também se preparam para conviver em unidade e harmonia com o meio ambiente!

Como o projeto Força Verde Mirim gera a conscientização ambiental?

O Lar Escola acredita que não basta apenas ensinar um conceito para o adolescente, é preciso colocá-lo em prática para que ele seja realmente internalizado. Podemos ver isso tanto na aprendizagem como no projeto Força Verde Mirim, que ainda aproxima os participantes da polícia militar.

Por meio de ações diárias, palestras e visitas, desenvolvemos a consciência crítica do adolescente. Durante o tempo de projeto, ele não só trabalha na proteção do meio ambiente, como também absolve e repassa os conceitos e as ações que devem ser tomadas para se chegar nesse objetivo.

Se você também acredita nessa ideia, faça uma doação e nos ajude a continuar trabalhando com as crianças e jovens que, logo logo, serão os adultos do nosso país.