Sobre o Lar Escola

Nossa história

O Lar Escola da Criança de Maringá iniciou suas atividades em 10 de maio de 1963. Na época, destinava-se a abrigar crianças abandonadas e órfãs em regime de internato. Em 14 de março de 1973, a administração do Lar Escola foi confiada às Irmãs Murialdinas de São José, que têm como carisma o atendimento às crianças, adolescentes e jovens. Em 1990 com a criação da Lei n.º 8.069 de 13 de Julho - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – tanto o Regimento Interno como o Estatuto da organização foram modificados projetando um atendimento mais qualificado de acordo com as novas diretrizes.

Atualmente temos duas grandes frentes de atuação, com serviço de Proteção e Prevenção, em que trabalhamos com Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Programa de Formação Técnica e Profissional, que abrange o Programa de Aprendizagem e curso de Corte e Costura sempre com o objetivo de desenvolver uma linha de atuação que possibilite a integração entre a instituição, família, escola e comunidade, tendo as crianças e adolescentes como agentes principais deste processo, visando atingir uma participação responsável de todos na transformação da realidade social. 

SEJA PARTE DA MUDANÇA QUE AJUDAMOS A ACONTECER

Atuação

Nossos projetos concentram-se na área de assistência social com duas frentes de atuação: 

Prevenção e Proteção

Acreditamos na construção de uma sociedade melhor, por meio de uma boa formação das crianças. Por meio da educação do coração que enxerga a formação integral do ser humano recebemos crianças e adolescentes entre de 06 e 15 anos em nossa instituição para participar de oficinas de cidadania, cultura, esporte e recreação. Durante o tempo em que estão conosco recebem atividades pensadas especialmente para elas, almoço e dois lanches ao dia. 

As crianças e adolescentes são selecionadas de acordo com os critérios estabelecidos pela Secretaria de Assistência Social. A seleção é realizada pelo CRAS unidade Santa Felicidade que realiza um estudo sobre a situação de vulnerabilidade das famílias e faz o encaminhamento para o Lar Escola da Criança de Maringá. 

Atualmente temos 150 atendidos sob nossa responsabilidade, que estão semanalmente 20 horas em atividades na instituição. Nossa equipe diretamente ligada ao atendimento dispõe de 1 assistente social e 5 orientadores sociais. Nesta frente de trabalho apenas colaboradores contratados atuam. Seguimos uma Política interna de Proteção à Criança e ao Adolescente e priorizamos que o contato direto com os atendidos seja realizado apenas pela equipe treinada com a metodologia da educação do coração e orientada sobre os procedimentos que regem a assistência social quando percebidos casos com necessidade de intervenção. Com o contato próximo e contínuo com os orientadores trabalhamos o fortalecimento de vínculos construindo relacionamentos seguros, valores sólidos promovendo o fortalecimento da autonomia dos atendidos para a construção de uma sociedade melhor.

Capacitação profissional e técnica 

No início dos anos 2000 percebemos que além da formação por meio de oficinas poderíamos realizar entregas à sociedade ajudando os adolescentes a ingressarem no mercado de trabalho e nesse momento surgiu o Programa Jovem Aprendiz. A aprendizagem no Lar Escola oferece a oportunidade do primeiro emprego para adolescentes entre 15 e 16 anos de forma legalizada, com acompanhamento de desempenho nas esferas escolar, corporativa e familiar fornecendo feedbacks em todas os momentos de vigência do contrato. 

Ao conquistar vivência com a aprendizagem identificamos uma outra necessidade, a de preparar o adolescente para o que vai viver no mercado de trabalho. Nesse contexto nasceu uma etapa preparatória para o mercado de trabalho, com o nome de Protagonismo em Movimento. Desde que foi implantado vem se modernizando para atender às mudanças do mercado de trabalho e sendo conduzido atualmente com o apoio de professores voluntários. 

Neste projeto são 250 atendidos.

Nossa Equipe 

A instituição conta com 22 membros na diretoria que se reúnem para decisões estratégicas do Lar Escola de forma voluntária. Dispõe de uma equipe técnica com 41 pessoas capacitadas para o desenvolvimento dos projetos sociais em atendimento às crianças, adolescentes e famílias e ainda um time de mais de 200 voluntários que contribuem com auxílio em Nota Paraná, Bazar e eventos.   

Diretoria

Equipe Operacional

NOSSAS FONTES DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS 

Os recursos advêm de fontes variadas sendo via editais, doações em espécie, eventos, bazares beneficentes, chás beneficentes, Nota Paraná. Atualmente, assegurados mensalmente apenas 30% da necessidade total mensal está garantida. Você pode nos ajudar a melhorar esse número com a sua doação pelo link abaixo: