Ato de doar: importante para a sociedade e para você!

O ato de doar com certeza faz bem para quem recebe, mas por incrível que parece pode ser mais benéfico ainda para a pessoa que realizou a doação. Estudos comprovam que doar faz bem para o nosso cérebro e, consequentemente, para nossas vidas. Mas como isso funciona na prática?

Na busca por uma sociedade mais justa e em que todos tenham a oportunidade de se desenvolverem, doar pode fazer uma diferença bem maior do que imaginamos. Reduzir o consumo e descarte desnecessários, diminuir a poluição e trabalhar o desapego são apenas alguns pontos trabalhados no ato de doar.

Quais são os benefícios da doação?

Podemos ir mais além e afirmar que fazer uma doação pode te ajudar a ter uma vida mais saudável e feliz, o que é comprovado em laboratório! A liberação de substâncias no cérebro que nos dão a sensação de bem-estar é um fenômeno comum após o ato. Veja esse e outros benefícios em detalhes logo abaixo:

1- Sensação de felicidade e bem-estar

Diversos testes foram feitos ao redor do mundo para comprovar esse aspecto, que muitas vezes foi analisado com a ajuda de ressonância magnética para apurar o estado do cérebro dos participantes. Grande parte deles consistiu em entregar para pessoas de diferentes faixas uma quantia não muito grande em dinheiro.

Enquanto uma parte do grupo era instruída a gastar esse dinheiro somente com outras pessoas, a segunda parcela recebeu total liberdade para gastar consigo mesma. Durante a entrevista para recolhimento dos relatos, os pesquisadores perceberam muitas respostas positivas no cérebro quando as pessoas que não gastaram a quantia com elas mesmas falavam.

As consequências disso na saúde vão desde uma liberação no estresse até a prevenção de possíveis doenças, o que só comprava algo que já sentíamos: doar faz super bem! Lembrando que ser um voluntário e entregar seu tempo e habilidades como recursos também é uma forma de doação.

2- Pode salvar e impactar vidas

Todo ano vemos campanhas para a doação de sangue, são muitas as pessoas que possuem problemas em seu próprio sangue ou passam por procedimentos que necessitam dessa transfusão. Pra você ter ideia, uma simples doação de sangue pode fazer a diferença na vida de 4 pessoas.

O mais interessante é que, no período de um dia, nosso organismo já repõe a quantidade de sangue que foi tirada. Outras formas de doação como a de leite materno ainda devem ser consideradas nesse aspecto, já que muitas mães acabam não conseguindo oferecer esse nutriente tão importante para o desenvolvimento do pequeno.

3- Influência na criação de um mundo melhor

Como já mencionamos por aqui, trabalhar em prol de um mundo melhor exige, antes de mais nada, que olhemos para vidas e histórias além das nossas. São muitas as formas de ajudar uma instituição do terceiro setor, mas saiba que você mesmo pode fazer a diferença no ambiente em que vive e promover uma melhora para alguém perto.

A doação de roupas e outros artigos ainda ajuda na diminuição do consumo, já que a cultura do descarte não é nada interessante para a mãe natureza. Doe aquilo que está em boas condições tendo a certeza de que será um ato benéfico para ambos os lados!

4- Promove o desapego no tempo certo

Sabe aquela peça de roupa que relutamos em doar por achar que vamos usar em algum momento, mas ela acaba ficando por muito tempo no guarda-roupa? Normalmente, essas peças perdem sua qualidade e não podem mais ser doadas para quem precisa. Trabalhe o desapego em sua rotina e veja impacte positivamente a vida de outras pessoas.

Quais são os tipos de doação?

As formas de doação mais conhecidas pela comunidade em geral são de roupas, calçados, cobertas, sangue e dinheiro. No entanto, você ainda pode fazer a diferença no mundo dispondo seu tempo e suas habilidades em prol do bem maior, seja organizando eventos de arrecadação, ensinado ou preparando refeições.

Acesse nosso post sobre como ser voluntário em projetos sociais e entenda mais detalhes sobre como doar o seu tempo pode gerar mudanças positivas na sua vida e na de outras pessoas.

Te esperamos lá!