Entenda o conceito de ser um voluntario com o Lar Escola

Esse é um assunto muito comentado e, de forma geral, familiar para todos. Mas você sabe o que de fato é um voluntariado? Para definir de forma simples, podemos dizer que o voluntariado é uma relação humana que consiste no exercício de um trabalho não remunerado, realizado com o objetivo de colaborar com a comunidade, e com as pessoas que a compõem.

Esse movimento em prol da sociedade mobiliza diversos jovens e adultos que desenvolvem competências e capacidades para colaborar de forma espontânea com questões culturais, sociais, educacionais e ambientais apenas pela satisfação em contribuir com a vida do próximo.

Afinal, o que é ser um voluntário?

Buscando a origem da palavra, do latim "voluntariu", ela se refere a algo que é feito por livre e espontânea vontade, sem constrangimentos. Se trata de uma mera vontade, sem interesse envolvido.

É uma oportunidade de oferecer o seu tempo e o seu esforço de forma gratuita e voluntária para as causas nas quais você acredita, e é desinteressado de retorno material.

Por meio do voluntariado é possível adquirir conhecimento, e vivenciar novas experiências estando junto de pessoas para as quais a sua presença faz diferença. Assim, além de desenvolver a si mesmo, você contribui para a transformação da sociedade, ou da organização na qual participa.

O que é um trabalho voluntário?

O trabalho voluntário é uma uma ferramenta solidária de integração social. Dentro dele, todos os envolvidos são beneficiados, tanto quem doa quanto recebe. Afinal, ajudando ao próximo com suas necessidades, ajudamos a nós mesmos.

Ao mobilizar competências, recursos e energia em prol de ações de interesse comum, o voluntariado combate a indiferença, a discriminação, e a exclusão social. Tudo isso enquanto fortalecemos a cidadania e a solidariedade ao reforçar o pertencimento de todos a uma mesma sociedade!

O que é voluntariado e qual sua importância?

O voluntariado tem base em alguns princípios, como: cooperação, complementaridade, responsabilidade, convergência, solidariedade, gratuidade, e participação. E tudo isso pode ser resumido em três ideias chave:

  • integração organizada;

  • gratuitidade;

  • benefício de terceiros.

Integração organizada porque o voluntário é enquadrado em determinado projeto onde são definidas as suas funções, levantados os meios disponíveis, e a forma nas quais serão realizadas. A gratuitidade, já que sendo de escolha livre, não poderá haver nenhuma remuneração.

E o benefício de terceiros vem como a premissa maior do trabalho voluntário, que é ajudar o outro, esteja ele em sofrimento, riscos, dificuldades, ou perigo.

Sendo assim, trata-se de um trabalho muito positivo tanto para o desenvolvimento das pessoas envolvidas – voluntários ou os beneficiados pelo trabalho –, quanto para o desenvolvimento social de forma geral, sendo um sinônimo da cidadania responsável.

Quem pode fazer um trabalho voluntário?

Independente da sua ocupação, qualquer pessoa com motivação, comprometimento e tempo disponível para dedicar pode realizar um trabalho voluntário. Não há pré-requisitos ou necessidade de conhecimentos técnicos para fazer o bem em prol da sociedade. Para isso, basta o desejo de cooperar e dedicar o seu tempo às causas.

O que eu preciso fazer para ser um voluntário?

Para dar início a jornada do voluntariado, o primeiro passo é se identificar com uma causa, e desejar colaborar com ela. A partir disso, você começa a procurar organizações, como ONGs da sua cidade que fazem parte do setor e poder fazer o intermédio –mesmo que à distância – da sua contribuição e dos seus serviços com a causa e o beneficiados.

Hoje existem diversas plataformas online que atuam com a mobilização e integração de voluntários para o engajamento social, abrindo caminhos e aproximando-nos das instituições.

Para participar, você deve buscar entidades, ONGs, e organizações que precisam de voluntários, levando em consideração o local onde você vive, ou locais onde tem condições de atuar, e a área de atuação, ou seja, a causa escolhida.

Existem ainda, locais que realizam a conexão entre entidades e organizações de voluntários. Nesse caso, com uma rápida busca na internet os voluntários e a entidade podem encontrar um serviço como esses, onde a instituição deve realizar um cadastro de vagas e oportunidade de voluntariado.

Divulgando informações como: as atividades a serem desenvolvidas, os pré-requisitos, os cargos, as datas e os horários. Ou seja, todas as informações que o voluntário precisa para a realização dessas atividades!

Quais os pontos positivos de um voluntariado?

O trabalho voluntário é uma via de mão dupla, onde quem doa também recebe, e recebe muito mais que recompensas materiais. Esse tipo de experiência gera um grande desenvolvimento pessoal. Por meio dele é possível aumentar a sua capacidade de se colocar no lugar do próximo e, claro, de se relacionar.

Trata-se de um processo de sensibilização e compreensão de problemas sociais que exercita a prática da empatia. Em contato com diferentes realidades inevitavelmente é desenvolvida a sua capacidade de compreender a dor do outro e se colocar no seu lugar.

Durante o trabalho voluntário, especialmente ao escolher uma área que se distância muito da sua zona de conforto, você tem a chance de expandir seus conhecimentos e aprender com pessoas e realidades diferentes.

Além disso, fatores que os voluntários sentem ao praticar o bem, como bem-estar e felicidade são biologicamente explicados. Durante todo esse processo de doação acontece a liberação de hormônios que induzem no organismo a sensação de prazer ao cooperar.

Agora que você compreende o conceito do voluntariado, sua importância, os benefícios da prática, encontre os meios e as organizações mais próximas que podem abrir as portas para você, e dê o primeiro passo!

Se interessou por esse tipo de conteúdo? Para ficar por dentro de várias outras questões sociais, culturais e educacionais, continue acompanhando os posts do blog! Aproveite e confira o nosso passo a passo de como se tornar um voluntário em projetos sociais.