Programa Jovem Aprendiz Lar Escola

O que é o programa Jovem Aprendiz do Lar Escola?

A aprendizagem visa inserir o adolescente no mercado de trabalho, mas não para por aí. O Lar Escola deseja criar no jovem as bases para que ele possa decidir seu próprio futuro. Nossa missão é desenvolver uma consciência crítica no aprendiz que o guie por toda a vida.

Acreditamos no protagonismo de cada adolescente que passa pelo nosso programa. Através de uma metodologia de aprendizagem pautada no respeito, buscamos contribuir para a formação de uma juventude brasileira cada vez mais ativa e consciente.

Qual é a metodologia de aprendizagem usada pelo Lar Escola?

A metodologia de aprendizagem utilizada pelo Lar Escola busca unir o conhecimento teórico em diversas frentes à prática no dia a dia empresarial. Isso é possível porque o adolescente não está apenas trabalhando ou estudando, mas realizando os dois processos de uma maneira inteligente e supervisionada.

Lembrando que a entrevista de emprego não é feita no Lar Escola, mas na própria empresa que deseja contratar o aprendiz. Quando a decisão é concretizada, o aluno passa a ter aulas teóricas na instituição em dias que não conflitam nem com a prática empresarial, nem com o ensino regular do mesmo.

Quem pode participar do programa de aprendizagem?

A metodologia do Lar Escola contempla adolescentes de 15 e 17 anos, que são encaminhados a entrevistas e, ao serem aprovados, ingressam oficialmente no projeto. Durante o período de contrato, o adolescente passa a ter aulas teóricas que abrangem diversas áreas do conhecimento, sempre visando a formação de um cidadão participativo em seu meio social.

Para isso, são ministradas aulas que contemplam desde educação financeira até habilidades sociocomunicativas. O comportamento dentro da empresa e o desenvolvimento no mercado de trabalho também são pontos fortemente trabalhados.

O Lar Escola reitera sua missão de ajudar o adolescente a decidir seu próprio futuro. Para isso, não medimos esforços em entregar, nas mãos de cada jovem, o conhecimento necessário para que ele tome decisões éticas e assertivas. Se você possui entre 15 e 16 anos, acesse nossa página inicial e confira instruções para realizar sua inscrição.

Como é feito o acompanhamento do Jovem Aprendiz?

Quando inicia sua trajetória no Lar Escola, o aprendiz é monitorado por uma equipe que vai analisar seu desenvolvimento em diferentes áreas. Essa equipe monitora o adolescente tanto no curso teórico e nas atividades laborais como no ensino regular e no contexto familiar em que ele se encontra.

Caso sejam observados pontos de atenção em alguma dessas áreas, a equipe entra em campo. Ela busca aliar o desenvolvimento do adolescente com sua saúde física e psicológica. Sempre nos pautamos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e respeitamos fielmente a diversidade que chega em nossas mãos.

O Lar Escola é uma instituição do terceiro setor e não tem fins lucrativos. Por isso, contamos com a ajuda daqueles que também acreditam no poder transformador da educação e em um ensino que começa no coração. Clique aqui e veja as formas de nos ajudar a continuar impactando positivamente na vida de crianças e adolescentes!

Doe e ajude o Lar Escola na manutenção da infra-estrutura!