Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Lar escola é uma organização que acredita que a partir da educação, transformações internas acontecem em cada criança. Transformações que possibilitam que elas tomem decisões conscientes ao longo de sua vida.

Pensando nisso, desenvolvemos o projeto de convivência e fortalecimento de vínculos, uma oportunidade que permite que crianças e adolescentes estejam no local no contraturno da escola, seja ele no período da manhã ou da tarde, realizando atividades que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento saudável! Conheça:

O Propósito do lar Escola

Dizem que a força de vontade é capaz de superar qualquer obstáculo na vida. Mas a realidade nos mostra que além de determinação, as pessoas precisam ter oportunidades.

Assim, o intuito do projeto é promover o desenvolvimento do protagonismo de crianças, adolescentes e adultos, da sua consciência crítica, e das relações humanas. Além de uma sociedade mais justa, humana e acolhedora com os indivíduos em cada fase do seu desenvolvimento

No Lar escola da criança de Maringá mais de 600 crianças adolescentes e suas famílias encontram motivos para acreditar que os limites podem ser redefinidos!

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um projeto social que sugere um contraturno escolar para preencher com atividades pertinentes o dia de crianças e adolescentes entre 06 e 15 anos de idade, de segunda a sexta-feira.

Para aquelas que têm aula durante a tarde, o contraturno acontece no período da manhã de 08h às 11h30, e conta com um almoço servido na sequência. E para a turma que estiver no local durante a tarde, o almoço também será disponibilizado e é servido meio dia. Nesse turno as atividades têm início às 13h e término às 16h50h.

Objetivos do projeto

Com o atendimento contínuo ao longo de semanas inteiras – de segunda a sexta-feira – o projeto tem por objetivo:

• complementar as ações da família e da comunidade na proteção e no desenvolvimento de crianças e adolescentes no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;

• assegurar espaços de referência para o convívio grupal comunitário e social para o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;

• possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural de crianças e adolescentes e estimular potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;

• estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;

• contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional.

Para alcançar tais objetivos, o trabalho é realizado por meio de oficinas culturais e dividido por faixa etária. Nas turmas da manhã (06 a 10 anos) abordando as temáticas de convivência, prática de esporte, recreação e lazer. E nas turmas da tarde (10 a 15 anos) são trabalhadas oficinas com os mesmos temas. Nos dois períodos, além do almoço, é servido um lanche aos atendidos.

O que é preciso para participar do projeto?

Para participar do Serviço de Convivência os responsáveis interessados devem procurar o CRAS Santa Felicidade, pois a análise e seleção do público ocorre por meio das ações da assistência social da organização em articulação com o Técnico do CRAS Santa Felicidade, responsável por realizar o atendimento às famílias, a divulgação de informações sobre o serviço e providenciar o encaminhamento para a matrícula no Lar Escola.