Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos


O Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos é um projeto que oferece contraturno escolar a crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, com atividades no período da manhã de 08h às 11h30, com almoço servido na sequência. Para os atendidos da tarde o almoço é servido meio dia e as atividades iniciam 13h com término às 16h50. Com atendimento continuado de segunda a sexta-feira, o projeto tem por objetivos: complementar as ações da família e da comunidade na proteção e no desenvolvimento de crianças e adolescentes no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social para o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural de crianças e adolescentes e estimular potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã, além de estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; Busca-se ainda contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional. 

Para alcançar os objetivos, o trabalho é realizado por meio de oficinas. Nas turmas da manhã (06 a 10 anos) abordando as temáticas de convivência, prática de esporte, recreação e lazer. Nas turmas da tarde (10 a 15 anos) são trabalhadas oficinas com os mesmos temas. Nos dois períodos, além do almoço é servido um lanche aos atendidos. 

Para participar do Serviço de Convivência os responsáveis interessados devem procurar o CRAS Santa Felicidade, pois a análise e seleção do público ocorrem por meio das ações da assistente social da organização em articulação com o Técnico do CRAS Santa Felicidade, que realizará o atendimento às famílias e divulgação de informações sobre o serviço e providenciar o encaminhamento para a matrícula no Lar Escola.