O Lar Escola está legalizado na forma de associação e desenvolve seus programas e projetos no âmbito da Assistência Social desde 1966. Tendo registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e no Conselho Municipal de Assistência Social – COMAS.

Conforme o Art. 5º do Estatuto Social, o Lar Escola tem como fim institucional a prestação de serviços assistenciais com o atendimento de forma gratuita, continuada, permanente e planejada às crianças, adolescentes e famílias em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal, sem distinção política, racial, religiosa, nacionalidade ou de sexo.

A vulnerabilidade é entendida na forma pluridimensional que envolve, além da questão econômica, o suporte familiar, a qualidade social e cultural, as relações afetivas e de compromisso com o meio em que vive.

Dessa forma são desenvolvidas ações no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, tipificadas na Resolução 109/2009 CNAS, que fortalecem o vínculo familiar e comunitário objetivando evitar situações de riscos com as crianças e os adolescentes. Projetos de integração/inclusão no mundo do trabalho com a realização de cursos profissionalizantes como: corte e costura para famílias e projeto de aprendizagem para o adolescente, conforme Resolução 33/2011 do CNAS.

Projetos de defesa e garantia de direitos conforme a Lei nº 8.069/1990 (ECA) e resolução 27/2011 do CNAS, compreendendo ações e reivindicações na esfera política e no contexto da sociedade, articulando órgãos públicos e privados de defesa de direitos e formação política-cidadã. Desenvolvendo Política de Advocacy e Política de Proteção a Criança e ao Adolescente – PPCA.

Conheça mais sobre cada programa desenvolvido no Lar Escola de Maringá